<$BlogRSDUrl$>

.:domingo, fevereiro 13, 2005:.

Oi

Tenho ido todos os domingos aos fados desde agosto e tenho gostado muito daquilo. Era numa tasca ao pé de casa mas já fechou.

Tudo começou quando um colega me levou (mais outros) á Tasca do Xico no Bairro Alto; nesse dia anunciaram que ia passar a haver fados também na Tasca do Adriano, na Ajuda (que é onde moro). Disse logo: Porreiro, supimpa, etc...

Mas agora fechou. Pode ser que o Sr Adriano abra outra um dia... quem sabe.

Nunca pensei vir a gostar tanto daquilo e, embora a maior parte daquelas pessoas vivam "num mundo á parte", até são simpáticas. É malta da velha guarda, alfama e mouraria, com a sua linguagem (falada e gestual) muito própria. E, claro, pensam que sabem mais que os outros... como se não houvesse putos de 10 anos que neste momento sabem tanto ou mais que eu. Enfim...

Se estiverem por Lisboa e forem ao Bairro Alto, não deixem de aparecer na Tasca do Xico às segundas e terças; ou no Bar"B"Quiu às Quintas (Rua da Trindade, nº24). Visto as tascas e bares do Bairro Alto encerrarem às 4h da manhã, se ainda vos apetecer fado podem dirigir-se ao Nelo (se vens da Praça da Alegria, atravessas a avenida toda e já lá estás; Rua das Pretas, mas não tenho a certeza) onde ainda ouves fado até às 6h.

Nas tascas a maior parte dos fadistas canta de borla (é fado vadio) mas os guitarristas recebem; os fadistas vão aparecendo á medida que vão saindo das casas onde trabalham ou mesmo de sua própria casa. Na Tasca do Xico é de destacar o José Manuel de Castro, que toca guitarra portuguesa (e toca como ninguém, ou seja, como se não houvesse amanhã) e o apresentador, o Sr João.

O Sr. João apresenta e canta tanto na Tasca do Chico como no Bar"B"Quiu. É um amor de pessoa, melhor amigo não deve haver. Deixo até aqui um Beijinho Grande para ele da Ana e da Nathaly.

O José Manuel de Castro toca a guitarra portuguesa e, para além de tocar como ninguem, até arrepia (no bom sentido) ouvi-lo cantar. Canta músicas muito românticas e não há mulher que não fique um pouco enamorada das suas canções (para mau grado da mulher, que se deve passar). É uma pessoa muito divertida e adora anedotas... se souberem uma contem-lhe. Nos intervalos dos fados vem sempre fumar praí uns vinte cigarros cá fora, e como é pessoa de fácil conversa, podem vir falar com ele à vontade.

Ainda á dias estes dois o gravaram na Tasca do Xico uma emissão da antena 3 c\ o Alvim; fui lá ver e correu bem. Tambem com tão boas vozes correr mal é impossivel ( gostar é sempre relativo, mas EU gosto). Mas há muitos mais que passam por lá, e embora não sejam uma Marisa ou assim, é gente muito bem conhecida no meio (a Marisa é só um exemplo, nem gosto nem desgosto especialmente dela).

Também é uma cena gira para os vossos pais; aposto que eles vão curtir á brava e vocês sempre saem um pouco c\ os "cotas". Eles tão sempre a resmungar que não sabem para onde vamos e o que fazemos... (os meus já nem por isso, eu porto-me bem :D).

Mas apareçam e veram como conseguem recordar tempo passado...

Adasharta

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?